Meditação

Meditação

[ Curso de Meditação Budista ◇ Curso para ex-alunos ◇ Templo Tzong KwanÁrea dos alunos ]

A meditação é uma prática de cultivo do silêncio interior que independe de crenças religiosas, tendo sido adotada em diversas tradições ao longo da história. Seus benefícios têm sido atestados por desde os povos antigos até a comunidade científica atual, com comprovados efeitos na saúde mental e física. É uma prática essencial para o autoconhecimento, desenvolvendo tranquilidade, clareza mental e equilíbrio, propiciando uma base para transformações profundas da consciência humana. ​

▸ Buscando a serenidade

O homem moderno adquire desde cedo o hábito de pensar incessantemente, tendo dificuldade em tranquilizar sua mente por vontade própria. O passado e o futuro são alvos de suas inquietações, enquanto isso, não vivencia o aqui e agora. Segue dia e noite com a mente agitada, pois não foi ensinado a parar, a silenciar e a desgarrar. A atividade mental desenfreada deixa sua assinatura nas células do corpo e tem como efeitos os males que conhecemos na sociedade moderna: estresse, ansiedade, insônia, memória falha, dificuldade de raciocínio, doenças psicossomáticas, etc. Na linguagem budista, todos os males são combinações dos três venenos da mente: o desejo impulsivo, a raiva e a ignorância.

“Não siga o passado, não se perca no futuro.
O passado não existe mais, o futuro ainda não chegou.
Observando profundamente a vida como ela é,
aqui e agora, o praticante encontra paz e liberdade.”
Bhaddekaratta Sutta

▸ Vivendo o momento

O indivíduo hábil em permanecer com atenção plena ao momento presente é capaz de vivenciar o dia a dia com maior grau de felicidade e paz. A prática constante propicia o relaxamento basal, o equilíbrio das emoções e o uso aprimorado da memória. Há uma diminuição na atividade cerebral desordenada, o que promove maior capacidade de raciocínio, estabiliza o sistema nervoso, regula a produção de hormônios, dentre inúmeros outros benefícios. A prática diligente da meditação libera a mente de seus condicionamentos habituais, de modo que os pensamentos viciosos, as emoções conflitantes, os julgamentos distorcidos e as tendências impulsivas perdem o poder de dominação. Abre-se espaço para a visão clara das coisas como realmente são.

▸ Qualidade de vida

A partir desse método simples, o equilíbrio da mente é restabelecido, bem como a sua capacidade de estabilidade, clareza e sensibilidade aguçada. Meditar é experimentar a vida em sua totalidade, com atenção plena ao próprio corpo, aos nossos sentidos, à nossa atividade mental e a tantas coisas sutis e importantes que passam despercebidas diante da inconsciência rotineira. Meditar é abandonar a complicação e vivenciar a simplicidade da vida.
Meditação no Templo Tzong Kwan com Marco Moura

▸ Vivencie na prática

A meditação está ao alcance de todos e só depende da determinação de cada um em dedicar a si mesmo momentos de tranquilidade que serão convertidos em uma vida muito mais saudável. No Centro Cultural do Templo Tzong Kwan, é ensinada a meditação budista com foco na respiração (anapanasati). Após a conclusão do curso, o praticante pode frequentar as meditações conduzidas no Templo Tzong Kwan por monges budistas. O curso básico é apostilado e tem duração de 1 mês com aulas semanais em dia de semana ou sábado conforme a formação de turmas.

Marco Moura
Professor de Meditação no Centro Cultural do Templo Tzong Kwan

Linha Zen - almofadas para meditação
Linha de almofadas para meditação (zafu) que aprovamos e recomendamos.